Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT – Juiz condena DETRAN a trocar placa clonada

    O juiz titular da 3ª Vara do Juizado Especial de Fazenda Pública do Distrito Federal julgou parcialmente procedente o pedido da autora e condenou o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN-DF a substituir a placa de seu automóvel, que foi comprovadamente clonada.

    A autora ajuizou ação contra o DETRAN-DF, na qual argumentou a ocorrência de clonagem da identificação de seu veiculo, motivo pelo qual o órgão de trânsito deveria ser obrigado a substituir os caracteres de sua placa, bem como expedir novo certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV). Segundo a autora, a mesma recebeu diversas multas de trânsito registradas em locais em que nunca trafegou com seu carro.

    O DETRAN-DF apresentou contestação e defendeu a legalidade das multas, argumentando que a autora não teria conseguido comprovar a existência da alegada clonagem.

    O magistrado entendeu que a placa da autora foi realmente clonada, mas negou seu pedido de dano moral, e registrou: “Na espécie, a parte autora logrou êxito em demonstrar a existência de clonagem do seu veículo, tornando-se indevida, por conseqüência, a imputação de infrações ao veículo clonado, pelas razões abaixo expostas (…) Entretanto, entendo que o proprietário de veículo, vítima de fraude, não pode ser compelido a permanecer eternamente vinculado a infrações de trânsito ou a eventuais infrações criminais perpetradas com a utilização do bem clonado, obrigando-se a se defender, indefinidamente, de imputações irregulares (…) No caso dos autos, tenho que a conduta da requerida não se caracteriza como violação a qualquer dos direitos da personalidade humana, logo não é apta a ensejar a condenação por danos morais”.

    A decisão não é definitiva e cabe recurso.

    Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

    • Sobre o autorConectada ao Direito, engajada e em busca de soluções para o seu sucesso.
    • Publicações20001
    • Seguidores373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações156
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-juiz-condena-detran-a-trocar-placa-clonada/534800065

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)