Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT-3ª – Vigilante submetido a ócio forçado em sala escura e sem ventilação será indenizado

    Um dos direitos assegurados ao trabalhador é o direito ao trabalho, e não apenas ao recebimento das parcelas remuneratórias decorrentes. Portanto, se o empregador, por retaliação, constrange o empregado, deixando-o à margem das suas atividades de rotina, configura-se o chamado ócio forçado. Essa conduta do empregador extrapola os limites de seu poder diretivo, de forma abusiva e em afronta à dignidade do empregado, caracterizando abuso de direito.

    Foi justamente o que constatou a juíza Anna Elisa Ferreira de Resende, em sua atuação na 2ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. No caso analisado, uma testemunha revelou que o reclamante e mais um colega foram deixados durante dois dias, em uma sala escura e sem ventilação, sem qualquer atividade para executar. Logo depois foram dispensados da empresa. A motivação dessa conduta patronal, segundo contou a testemunha, seria uma retaliação por eles terem se recusado a prestar horas extras.

    “Não se pode olvidar que a ociosidade forçada viola a dignidade do trabalhador, por deixá-lo em situação constrangedora e de inutilidade perante os demais colegas de trabalho, de modo que o ato abusivo cometido pela reclamada atrai o ressarcimento ao empregado”, frisou a juíza, registrando que a responsabilização civil no âmbito trabalhista e o deferimento de danos morais exige apenas a configuração da conduta ilícita, o nexo de causalidade e a culpa (artigos 5, V e X da CF, art. 186 e 927 do CC/02).

    Diante disso, a juíza deferiu ao vigilante a indenização por danos morais, arbitrados em R$ 5.000,00, em face das circunstâncias do caso e com base nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

    Processo – PJe: 0011463-89.2017.5.03.0112 — Sentença em 07/03/2018

    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região

    • Sobre o autorConectada ao Direito, engajada e em busca de soluções para o seu sucesso.
    • Publicações20001
    • Seguidores373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-3a-vigilante-submetido-a-ocio-forcado-em-sala-escura-e-sem-ventilacao-sera-indenizado/558489945

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)